segunda-feira, 29 de agosto de 2016

deseducados e desesperados grupo de Tiago de Dejair causa desordem e brigas na recepção ao governador do Estado da Bahia

Numa reação que inspira claramente a postura e conduta que todos já conhecem ao longo da história de Una/Ba do grupo do 11 que tem como candidato Thiago filho do ex-prefeito Dejair Birschner, esse grupo esteve presente na última sexta (26/08), na recepção do povo unense e da coligação 13 no distrito do Outeiro, quando o governador foi a Una/Ba, para inaugurar um Mini-Hospital, entregar viaturas para a Policia Militar que atua em diversos municípios da região, e visitar o Colégio Técnico que foi repassado para o município pelo governo do Estado.
Parece que o pessoal do 11 ainda não entendeu que o governador é do PT e esse era um evento do PT. Foram para lá e ao invés de saldar o governador com a cordialidade e amizade que é costumeira da população unense, foram provocar o pessoal do vice-prefeito que reagiu gerando uma briga generalizada que só foi interrompida com tiros para cima pela Polícia Militar.
A ação do grupo do 11 que inclusive tinha a frente o próprio Dejair Birschner, deixa Bem claro que nada mudou nessas pessoas. Que continuam agindo e vão continuar agindo igualzinho como antes. Será que é realmente isso que o povo de Una que para sí? Creio que não. Uma coisa é certa: Ação dessas pessoas envergonhou em muito o povo de Una que não concorda com essa prática e esse tipo de comportamento.
fonte:informe50

domingo, 28 de agosto de 2016

Em Una, Rui autoriza pavimentação de estrada, entrega viaturas e conhece obra de montadora chinesa







A população de Una, no Sul da Bahia, comemorou nesta sexta-feira (26) o anúncio da pavimentação da rodovia que dá acesso à Vila de Comandatuba. O trecho de três quilômetros entre a BA-001 e a localidade, de onde partem os barcos para a Ilha de Comandatuba, principal ponto turístico da cidade, receberá investimentos de R$ 3 milhões.
O lançamento da licitação foi autorizado nesta manhã pelo governador Rui Costa, durante visita ao município. Segundo o governador, a obra será iniciada imediatamente após a licitação e vai aumentar e melhorar as condições do turismo na região.
Ainda no município, Rui entregou quatro de viaturas da Polícia Militar, destinadas aos municípios de Una, Buerarema, Jussari e Mascote, e inaugurou o novo pavilhão da Escola Municipal Davi Soares Pinheiro, com três salas de aula. 
O governador também conheceu o canteiro de obras da montadora de motos do grupo chinês Yasuna Motors, que está em construção na cidade e terá capacidade para produzir 3,5 mil motos/mês. 
 
Essa será a primeira unidade da empresa no país, que escolheu Una para se instalar devido a sua proximidade com os projetos da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul, em Ilhéus.
Durante a visita, o governador parabenizou os empresários da Yasuna e destacou a expectativa em relação ao projeto chinês, que produzirá, inicialmente, motocicletas de 50 cilindradas que farão até 60 quilômetros por litro de combustível, e, num segundo momento, motos que farão 100 quilômetros por cada litro. 
“Isso é extraordinário porque cria a possibilidade de mobilidade para as pessoas a um baixo custo. Aqui, empregos serão gerados direta e indiretamente. Além disso, a partir desta unidade, vamos ter desdobramentos em conhecimento tecnológico e também em pesquisa e desenvolvimento de outros produtos. 
Ou seja, Una se insere, não somente na geração de empregos, mas também na formação de oportunidade para os jovens e na formação de conhecimento para a Bahia e para a região sul do estado”, ressaltou Rui.
Fotos: Pedro Moraes/GOVBA
Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Relembrando: Comandatuba o asfalto que nunca chegou


Gestão conserva valores e paga a servidor amanhã.

Em obediência às orientações da prefeita Diane Rusciolelli, o secretário de finanças, Mauricio Martins, assegurou ao nosso blog de que amanhã (26) o município pagará 100% da folha aos servidores. "Desde que assumiu o governo em janeiro de 2013, a prefeita Diane tem se preocupado em manter o pagamento de pessoal rigorosamente em dia" é o que garantiu o secretário.
Segundo Maurício, no dia 20 de cada mês, a prefeita já mantém contato com ele para que aloque recursos para pagar ao servidor dentro do mês. Noutros governos, a folha não era prioridade e teve um gestor que parcelou salários atrasados em 10 vezes sem juros. Em face da falta de planejamento, os gestores pagavam ao servidor com recurso do mês subsequente e passavam a atrasar a folha, como foi o caso do ex-prefeito Dejair que saiu em dezembro de 2012 e não pagou a folha do mês e nem o 13.º salário dos servidores.
Diane disse numa rádio de Canavieiras que houve prefeito que preferiu pagar a empresas prestadoras de serviço de transporte escolar em detrimento ao servidor assalariado. Mas, que nesta gestão, o município não deve nem a servidor e nem a fornecedor, tendo em vista cortes desnecessários ao andamento da máquina pública. Nesta gestão, diversos aluguéis foram cortados, vetadas a distribuição de gasolina e comidas em restaurantes. Uma empresa que não pagava os impostos por mais de duas décadas, passou a pagar o Imposto Sobre Serviço - ISS de igual forma dos demais prestadores de serviço do município.
fonte:unanamidia

Prefeita Diane garante pagamento de salários dos servidores já amanhã dia 26/8 - quando o vencimento é no quinto dia útil de Setembro

A prefeita Diane Rusciolleli da cidade de Una/Ba garantiu na manha de hoje que os salários dos servidores públicos ferente ao exercício de agosto que deveria ser pago apenas no quinto dia útil do mês de setembro será paga nessa sexta 26/08.
Essa tem sido uma prática no governo da prefeita, respeitando sempre os servidores que são, as vezes, manipulados por politiqueiros para se manifestarem contrários a quem sempre os valorizou.
fonte:informe50

Após reequilibrar as contas municipais e viabilizar condições de manter os salários dos servidores em Dia a prefeita Diane garante a Gratuidade do transporte para os universitários da cidade

 


Na entrevista concedida na manhã de hoje na rádio Costa Sul FM, entre diversos assuntos, a prefeita Diane Rusciollelli da cidade de Una/Ba, falou que, depois de reequilibrar as contas do município e garantir os pagamentos dos servidores até em adiantado, os universitários não precisarão mais pagar o combustível do transporte universitário e voltarão a ter a gratuidade do transporte.
A prefeita disse que o sacrifício se fez necessário naquele momento quando o município passava por uma situação difícil com a queda da receita e os autos valores pago com os aluguéis dos ônibus para servir os universitários, e que ao contrário do que fez os Birschner no governo passado que deixou de pagar os salários dos servidores para priorizar o pagamento a empresa de transporte, não iria jamais agir assim, pois em seu governo, os servidores sempre foram prestigiados.
fonte:informe50

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

RUI COSTA ASSINA LICITAÇÃO PARA PAVIMENTAR ACESSO A COMANDATUBA

Prefeita Diane e o governador Rui Costa. Foto Divulgação
Prefeita Diane e o governador Rui Costa. Foto Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa, visita nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 9h, o município de Una, no sul da Bahia. A agenda inclui ida ao canteiro de obras da Yasuna Motors, entregas de serviços e máquinas, como o calçamento da via principal do distrito de Colônia de Una, um trator de arar terra e uma viatura da Polícia Militar. Na oportunidade, assinará a autorização para pavimentar o acesso à localidade de Comandatuba. O ato ocorrerá na Praça da Prefeitura, às 9h30min.
A vinda do governador a Una para a entrega de obras e assinatura de novos serviços é resultado de uma articulação da prefeita Diane Rusciolelli junto a deputados aliados. Na última semana, a gestora esteve reunida com o governador, oportunidade na qual apresentou as demandas do município. Ainda em Una, Rui Costa marcará presença na inauguração da Unidade Básica de Saúde do bairro Outeiro.
“O governador tem sido muito solícito com Una, o que demonstra a facilidade de diálogo que a administração municipal tem com o Governo do Estado, o que permite trazer melhorias para nossa gente”, afirmou Diane Rusciolelli. A obra de pavimentação de 3km do acesso a Comandatuba, a partir da BA-001, está orçada em cerca de 3 milhões de reais.
Fábrica – O governador visitará o canteiro de obras da Yasuna Motors, que se instala às margens da BA-001. A montadora chinesa, que produz motocicletas, já iniciou a obra de seu galpão principal. O serviço deve ser concluído em até um ano.
fonte:blogdeilheus

CABO DIOMÁRIO - Esporte e Cidadania 13.678


terça-feira, 23 de agosto de 2016

O brado do povo de minha terra e a insatisfação da dor de cotovelo


A cada momento revelam-se distintos mundos dos unenses, na qual oscilam entre o social e cultura corriqueira desenfreada.
A dificuldade em construir uma representação lógica no enfoque de uma estrutura social eficiente e duradoura, sempre há de encontra entraves politico e mesquinho de uma oposição vazia e prepotente.
Partindo da premissa de uma insatisfação de uma minoria de pseudos articuladores políticos enfadado de fundamentos inexistente.
Presenciamos a realidade de uma gestão promissora na articulação politica findada em uma formação de ideias que veio suprir a necessidade de toda sociedade é notória e explicitamente no município de Una.
Precisamos analisar refletindo de acordo com a necessidade e não com os anseios de alguns indivíduos, a cada momento que as pessoas se conscientizam através do esclarecimento torna-se importante o trilhar no caminho da liberdade intelectual do ser humano.
Entendemos que a morosidade do poder publico demostra que a burocracia é a única barreira que trava a eficiência e a qualidade das politicas publicas coexistente em nosso município, muitas vezes as pessoas não entendem e por sua vez opositores procuram destilar “suas toxinas peçonhenta” através da incitação do ódio dentro de uma sociedade pacifica.
Em meio de uma politica de interesses contrariados, amigos se confundem e acabam ficando ociosos uns com os outros, criando assim uma angustia e insatisfação nas pessoas que buscam levar a paz nos corações de seus semelhantes.
As ideologias divergentes que procuraram vincular laços políticos lacônico com propósitos obscuros, mais idealizados para satisfazer seus próprios egos e buscar preencher o vazio de suas computas, assim exaurindo o erário publico sem dó e nem piedade daqueles que mais necessitam do amparo do poder publico.
O “poder pelo poder” criou uma problemática sem precedentes no munícipio de Una, pessoas estão disposta a sacrificar os rumos de uma sociedade para angariar posição social, sempre há os que ignoram a realidade do progresso e se escondem na satisfação no retrocesso de uma sociedade cheia de esperança.
A atual gestão poderia optar por uma administração conservadora inconsequente e manter os traços populistas diante de uma subserviência cultural.
Só que a gestora preferiu seguir um rumo diferente, quebrando diversos paradigmas existentes que tinha como proposito satisfazer uma elite falida e condenada ao ostracismo politico.
Através de um olhar diferenciado a gestora dar início um proposito majestoso na geração de mais de 10 mil empregos pelos próximos anos, instituindo meios de satisfazer as necessidades da população estabelecendo um polo industrial tão criticado e repudiado por 7 vereadores e por opositores degenerados e todos pretensos candidatos a uma cadeira no legislativo Unense.
Por Lauro Leandro

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

YASUNA COMEÇA A CONSTRUIR FÁBRICA DE MOTOS EM UNA


Estrutura começa a ser montada em Una (Foto Daniel Ribeiro).
Estrutura começa a ser montada em Una (Foto Daniel Ribeiro). 


Nesta quarta-feira dia 17, a cidade de Una, no sul da Bahia, recebeu nova remessa da estrutura pré-moldada que começa a dar forma à primeira unidade de produção de motocicletas do grupo China Yasuna fora do país asiático. O galpão que vai abrigar a montadora está localizado às margens da Rodovia BA-001, a cerca de 400 quilômetros da capital baiana, Salvador. O local foi escolhido pelos investidores chineses levando em consideração o potencial criado a partir de projetos em curso, a exemplo do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste.
A vinda do grupo para Una é resultado de articulações capitaneadas pelo governador da Bahia, Rui Costa, atendendo a pedido da administração municipal, que busca atrair empresas, gerando emprego e renda. Em atividade, a linha de montagem vai produzir motocicletas de 50 a 125 cilindradas. A empresa estima que a produção mensal deva atingir cerca de 500 veículos.
Hoje, a estrutura já conta com as fundações e segue o cronograma estabelecido. O investimento do grupo chinês é da ordem de R$ 62 milhões. Em sua fase inicial, deve gerar cerca de 300 empregos diretos na linha de produção, no setor administrativo, de serviços gerais e alimentação. Além disso, outros 150 postos de trabalho devem ser criados, de forma indireta.
A prefeita Diane Rusciolelli explica que o poder Executivo apresentou à Câmara de Vereadores Projeto de Lei (PL) que concedia incentivos fiscais à montadora, mas “em um jogo político, vereadores tentaram inviabilizar a vinda da indústria, não aprovando o PL. No entanto, não foi o suficiente para encerrar os planos de instalação, que se concretizam dia após dia”.
fonte:pimenta

UNA - Convidamos toda população Unense

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Olha ela aí: Yasuna Motors






2º Festival do Mangostin de Una atraiu mais de 75 mil pessoas


Quatro dias de festa e cerca de 75 mil visitantes. São os números do 2º Festival do Mangostin de Una – A Terra dos Sabores, realizado pela Prefeitura de Una, ao sul da Bahia – Costa do Cacau. A iniciativa, que já entrou para o calendário de eventos do município, atraiu público com uma programação diversificada, marcada pela variedade de opções, assim como pelas atrações musicais que se revezaram nos palcos principal e alternativo, no centro da cidade.
De acordo com a Secretária municipal de Turismo, Thais Gavazza, com essa segunda edição, o festival se consolida como uma forma de impulsionar a cultura do mangostin e divulgar seu sabor exótico e benefícios à saúde. “É uma festa que ganhou proporções maiores que na última edição. Aprendemos com a primeira, buscamos parceiros e, agora, temos um evento bem formatado, que atrai público e dá a oportunidade de fechar negócios”.
Nos pavilhões do festival, 46 estandes e barracas foram montados com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). Quem caminhou pelo espaço pôde degustar o fruto que dá nome ao festival em diversas utilizações, como suco, sorvete, geléia, compotas, licor e até cocada. Visitas às fazendas de mangostin também fizeram parte da programação.
O público ainda teve à disposição praça de alimentação, barracas de artesanato com o Projeto “Una Criativa”, que expuseram peças diversas de artesanato feitas com material reciclável e outros. Além da culinária oriental, difundida pela colônia japonesa presente na região desde o século passado.
Shows – Um dos pontos altos do 2º Festival do Mangostin de Una – A Terra dos Sabores, foi a presença de artistas de renome, nacional e regional, que se apresentaram no palco principal montado na Rua Alice Fuchs de Almeida, no circuito da festa. As apresentações percorreram desde o estilo gospel até o sertanejo, passado pelo arrocha e o forró.
Na quarta-feira, dia 3/08, se apresentou o cantor Gospel Samuel Mariano, atraindo um público evangélico fiel, que cantou música a música. A pastora Andréia Grigório, que também se apresentou na noite, contou que essa é uma forma de a comunidade evangélica de Una adorar a Deus e agradeceu a dedicação de uma noite para essa vertente musical.
Já na sexta-feira, quem abriu a festa no palco principal foi o artista local “Ariedson – O Príncipe do Arrocha” que vem conquistando seu público a cada dia. A atração principal da noite ficou por conta da dupla sertaneja Simone e Simaria – As Coleguinhas, que mesmo marcado para começar à meia noite, o público não arredou o pé do circuito e esperou para ver a apresentação, ao som de sucessos como “Meu violão e nosso cachorro”, “Quando o mel é bom”, e “Não vou mais atrás de você”. A programação musical seguiu até o domingo, dia 07/08. Se apresentaram Sinho Ferrary, Kaio Oliveira e a dupla Taiane e Tainá e Guiga Reis e a Banda Rural Chic.
O evento é uma realização da Prefeitura de Una, através da Secretaria de Turismo e secretaria de Agricultura, com apoio e parceria da Associação de Produtores de Mangostin, Associação de Apicultores, SEBRAE, Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), TV Santa Cruz, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) e Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) e Companhia de Desenvolvimento de Ação Regional (CAR), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).
fonte:unanamidia

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

sobre o Calçamento de comandatuba



A prefeita Diane está entre os melhores gestores do Brasil


“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”. Frase de Evelyn Beatrice Hall
A oposição além contribuírem com falsos ideais, também se preocuparam em difundir o ódio desacerbado a uma MULHER que seu único pecado foi por o município de Una nos trilhos do progresso.
Momentos difíceis que estamos vivendo, precisamos aprender a conviver com todos os tipos de pensamentos, diante das opiniões agradáveis e os não aprazíeis, devido à pluralidade de ideias o qual defendo, existem ainda aqueles que nem sabem o que dizem, principalmente os sem estudo de causas, sempre projetam falácias regada de DIARREIAS INTELECTUAIS nas redes sociais.
Devemos ter a plena consciência que não devemos retroceder, seria um pecado inimaginável se a população dona do poder da escolha resolver trilhar rumo ao abismo do anacronismo da ausência de conhecimento de alguns desenformados.
Em UNA, terra onde imperava a incerteza, estávamos praticamente desacreditados, a corrupção dilacerava os cofres publico e o povo sucumbia nas trevas do enganador, os lacaios se fartavam em prosperidade e o povo sofria calado e gemia de tanta dor, quando emergiu da grandeza do povo, uma MULHER valente, que não tem medo de nada, corajosa.
“A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios.” MONTESQUIEU
Enfrentou e extirpou a corrupção de nossa terra, a MULHER trabalhando no princípio de igualdade conseguiu proezas para nosso município que nenhum outro conseguiu em tão pouco tempo.
Com a perseguição da oposição a MULHER se torna forte, confiante e aguerrida. Determinada a trazer justiça ao povo unense, põe o fim as regalias de muitos marajás que só sobrevivia as custa do erário publico e do sofrimento do povo.
“Tomei a decisão de fingir que todas as coisas que até então haviam entrado na minha mente não eram mais verdadeiras do que as ilusões dos meus sonhos”. René Descartes
Houve um momento da historia de Una que as mulheres não tinham opinião, eram submissas as ordens dos homens, hoje as coisas mudaram, são os homens que recebem ordem de uma MULHER, muitos deles não aceitam e querem tirar a MULHER a todo custo do controle financeiro do nosso município.
• Com a MULHER, Una está emergindo das cinzas para tornar-se o mais próspero Município da costa do cacau.
• Una está entre as ROTAS alternativas com as mais lindas praias do Brasil.
• O turismo no município de Una é um setor crescente e fundamental para a economia regional.
• O Festival do Mangustin está sendo considerada pelos críticos a melhor festa de todos os tempos do litoral sul da Bahia.
• O Polo industrial do município de Una com a MULHER poderá gerar mais de 10 mil empregos pelos próximos 4 anos.
Una em seu passado conturbado necessitou e ainda necessitam de uma mulher no controle municipal, os opositores a tornou forte e determinada, aqueles que querem o retrocesso de nosso município não são dignos de compartilhar de sua prosperidade que esta por vir.
"Toda mulher determinada e que se destaca em seus objetivos e com seu jeito sincero! Sempre haverá uma mulher digna com perfeição em seu propósitos". Otávio Conti
POR Lauro Leandro