quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Cultura e violência em nossa sociedade


"O homem nasce bom, mas a sociedade o Corrompe?"
Sei que neste momento está coluna de opinião chegará a varias pessoas que buscam o esclarecimento, a violência tornou-se objeto de interesse e discussão, precisamos nos corrigir e olha com carinho o caminhar de nossa sociedade.
Devemos buscar a melhor forma possível de manter e divulgar a importância de viver em uma sociedade saudável, fazendo com que nossos doentes não pereçam nas filas dos hospitais, que nossos estudantes não se tornem alienados a um pensamento errante que só trás o ódio diante das feridas não cicatrizadas e que nossos jovens não sejam assassinados.
A sociedade brasileira passa* por um momento meio conturbado, vivendo na zona urbana ou na zona rural em que a violência está em constante crescimento, diante das representações da violência diária, as famílias se sentem excluídas do sistema, sendo sufocada e ao mesmo tempo aprisionadas em suas casas devido a ausência do estado, seguindo aquela premissa em que a "polícia prende e a justiça solta", com isso temos uma nação fraquejada em combater a bestialidade humana.
“Não se tratava mais de considerá-los como efeito ou resultante, mas de explicar sua existência e suas transformações como peça de relações de poder. A questão do poder como capaz de explicar a produção de saberes”.
A violência tem ganhado dimensões extraordinárias e tem afetado todos os setores da sociedade, as politicas publicas não tem contribuído para amenizar a situação que amedronta todos os cidadãos brasileiros.
“a violência é inerente ao homem. A violência tem mobilidade, pode circular, pode estar delegada ao Estado ou retornar para o homem mas é destrutiva se contenta-se em submeter o homem, não em matá-lo.”
A conjuntura politica que foi instalada, foi seguida por diversos países da América latina que mantem o constante crescimento da violência, são vários fatores que fez com a brutalidade humana tenha ganhado destaque nas redes sociais, sites, blogs, tele jornais, entre outros.
“A crise social do mundo atual conjuga-se com uma crise moral, e vem acompanhada do desenvolvimento da violência e da criminalidade”.
Analisando o mapa da violência, podemos sintetizar a dimensão do crescimento da violência em todo o território nacional, existe* um paradoxo eminente entre o período militar e a redemocratização do Brasil.
O experimento subversivo criou um colapso na estrutura “cultural e social” do nosso país, não é atoa que permanecemos em uma decadência cultural regado com crise de identidade.
As políticas assistencialistas ainda são apreciadas por políticos que necessitam de um sufrágio, deixando assim o povo a mercê de um “conforto” imaginário, abstendo-se do exercício pleno de cidadania.
“A norma, está inscrita entre as “artes de julgar”, ela é um princípio de comparação. Sabemos que tem relação com o poder, mas sua relação não se dá pelo uso da força, e sim por meio de uma espécie de lógica que se poderia quase dizer que é invisível, insidiosa”.
O lixo cultural tem lucrado milhões com a apologia a violência, sexo, drogas, entre outros. É difícil encontra algum canal educativo em horário nobre, cada programa pode ser compreendido com atrações que levam aos seus idealizadores a satisfazerem as suas necessidades econômicas, levando a sociedade brasileira ao colapso.
Com a destruição da família criou-se uma desordem social, e esta sendo refletida em instabilidade na convivência entre os indivíduos. A "família" que é o pilar de uma sociedade passou a ser desvalorizada, criando um desequilíbrio incapaz de trazer harmonia. Quando se estabelece uma estrutura de valores no seio familiar institui uma referencia na formação das crianças e dos jovens.
Ao contrario, segue as famílias desestruturadas que foram se constituindo no decorrer de décadas em nossa sociedade, sem eficácia no desempenho da própria vida e também na convivência social.
Nesse contexto, é preciso resgatar o significado da moral, ética e valores vinculados à essência humana, criando assim características relacionadas à influência mútua entre as pessoas e a sua importância na sociedade em que vivem.
Diante dos fatos ocorridos, é sucinto compreender as similaridades e divergências nos enfoques expostos, incluindo o ponto de vista histórico e sociológico.
“Precisamos resolver nossos monstros secretos, nossas feridas clandestinas, nossa insanidade oculta. Não podemos nunca esquecer que os sonhos, a motivação, o desejo de ser livre nos ajudam a superar esses monstros, vencê-los e utilizá-los como servos da nossa inteligência. Não tenha medo da dor, tenha medo de não enfrentá-la, criticá-la, usá-la”.
Ao fazer uma leitura sobre vários fatos que ocorreram em nossa cidade, causa uma tristeza medonha. Digna de um conceito sinistro, a ausência de politicas publicas direcionada, só fez aumentar cada vez mais a criminalidade em nossa região.
Falta uma politica de enfrentamento do crime, o estado perdeu totalmente o controle da situação, a sensação de insegurança aumenta diante das altas taxas de impunidade que assola o nosso país.
Para os jovens, que vivem em uma localidade que é alvo de polêmica, tudo fica mais complicado, as vezes a sociedade os ignoram, tornando-se invisível ao estado e muitas vezes se sentem abandonados e depreciados por diversos setores da comunidade em que vivem.
A mentalidade de algumas pessoas continua incapaz de discernir a ideia de que cada pessoa tem que ser responsável pelos seus próprios atos, seguindo essa linha, devemos ter consciência ao difundir um sistema de ideias para que depois de um tempo não venha ocasionar prejuízos para nós mesmo.
Por fim, é preciso compreender que a harmonia entre as pessoas devem está em primeiro lugar, consistem em aprender a respeitar o diferente e manter o dialogo junto com a diversidade.
por Lauro Leandro

Sem comentários:

Enviar um comentário