terça-feira, 3 de novembro de 2015

Sucesso do “I Festival Nacional do Mangostin” pode garantir à Una o título de Capital Nacional do Mangostin

A cidade de Una, Sul da Bahia, a 545 km Salvador, alcunhada de “Terra dos Sabores” em alusão à grande variedade de frutas ali produzidas, realizou nos dias 30 e 31/10 e 01 e 02/11, o I Festival Nacional do Mangostin.
festival 2

Com muitos esforço e dedicação, a equipe de organizadores do evento superou todas as expectativas. Foram quatro dias de muita alegria e celebração que marcou o início de um novo ciclo. Uma média de 15 mil pessoas por dia foi ver de perto esta grande festa que coloca Una no cenário nacional e a consagra como Capital Brasileira do Mangostin.

Una é responsável pela produção de 80% do Mangostin brasileiro.

O Festival contou ainda com a exposição de frutas exóticas produzidas no município, artesanatos e empresas voltadas para o segmento agrícola. Durante todo o período da Feira de Exposição, aconteceu ao mesmo tempo a apresentação de cantores com músicas MPB, relembrando os tempos românticos da música nacional.
festival 3


O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Una e contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, BAHIATURSA e de órgãos ligados a agricultura, a exemplo da CAR, MDA, SERIN, CEPLAC e SEAGRI. O evento aconteceu em dois momentos: Pelo dia os agricultores foram orientados por agrônomos e técnicos sobre o cultivo da fruta, no distrito de Colônia, e a noite programação como músicas culturais no distrito sede, além de estandes para uma feira de negócios.
festival 1


Em uma festa desta magnitude não há lugar para situação versus oposição. O que foi construído neste evento foi, ao invés de um ambiente de divergência política, um ambiente de convergência em favor do futuro dos unenses. Um passo foi dado em direção a reconstrução. O caminho está sendo aplainado e, todos quantos desejarem, de boa fé, poderão trilhar por ele.
O japonês Jyun Kato, um dos grandes produtores de Mangostin do município (Foto: LauroLeandro)
ケルン日本ウナ、私たちの歴史の一部
A Colônia Japonesa, responsável pela produção do Mangostin em Una, merecia este reconhecimento pelo seu trabalho, perseverança e contribuição ofertadas ao nosso município.  Reconhecimento este que já deveria ter acontecido há muito tempo. Mas, foi necessário que uma mulher de coragem e determinação fosse a protagonista deste feito que entrará para os anais da história dos festivais nacionais.
12191499_906962689384997_1558049944544656487_n
(Foto: Paulo Gaucho/Facebook)
Corroborando com uma das tônicas do Festival Nacional do Mangostin, apetecida pela prefeita Diane, um antenado internauta escreveu na sua rede social:

“Lindo! Muito lindo! Foi vermos as presenças marcantes, na festa, das famílias dos imigrantes japoneses, do Distrito de Colônia, recebendo o reconhecimento, o valor da importância, no progresso e desenvolvimento agrícola de nossa Una.” (Paulo Gaucho)

Por Rubem Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário