segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Una/Ba ganha no dia de seu aniversário de 91 de Emancipação política um novo Mini-hospital e um Anexo Administrativo numa grande festividade que contou com forte participação popular

Em festa por seus 91 anos de Emancipação Política, a população da cidade de Una/Ba, localizada à cerca de 378 km da capital, inserida no seio da Costa do Cacau (Sul da Bahia), com, segundo o último senso realizado em 2008, 25.287 habitantes, sendo um município com larga extensão rural e conhecido pela sua ótima condição de produção diversificada, com destaque para a produção de cacau, café, pupunha, látex, pimenta, guaraná, mangustin e muitos outros cultivos, berço da Reserva Biológica de Una e parte do Parque da Serra das Lontras, comemorou nesse domingo 02/08, ao lado do poder público municipal, a entrega de um dos três Mini-hospital que estão sendo construídos na cidade e o novo Anexo Administrativo, além da entrega de 48 barracas padronizadas para Feira Pública Municipal que acontece aos sábados na cidade.
As festividades oficiais começaram logo as 8:00 hs; com o hasteamento das Bandeiras, contando com a presença de diversas autoridades municipais, policiais, legislativo, do Estado e de outras cidades da região. Prestigiaram o evento, os secretários da Educação Rosilene Vila Nova Cavalcante, Finanças Maurício Santos Martins, Obras e Transporte José Mauro dos Santos, Agricultura Yuji Ozawa, Turismo e Meio Ambiente Taís Gavazza, Saúde Renilda Teles. Representando a 71ª Companhia Independente da Polícia Militar o Major Airton Ribeiro de Carvalho Filho, Tenente Carvalho de Canavieiras e o Tenente João Carlos comandante do Batalhão em Una acompanhado do Sargento Renê Sampaio, além da aspirante do Exército Brasileiro Yanessa Muniz. Representando o Legislativo municipal os vereadores David Cerqueira, Tonho da Peruna, Bico Fino e o vereador Adilson da Silva Cardoso. Estiveram presentes também, o prefeito da cidade de Itabuna Claudevane Leite e comitiva, o prefeito de Ibicaraí e presidente da ARMUC Lenildo Santana e comitiva, representantes da Deputada Ângela Sousa, representantes do Deputado federal Devdson Magalhães, representantes do Secretário do Estado Josias Gomes (Relações Institucionais), representando o prefeito Almir Melo de Canavieiras (o jornalista Valmir Rosário e o chefe de Gabinete Nei Pinto), representante da prefeita de Uruçuca Fernanda Silva, representante da cidade de Condeuba, a vice-prefeita Tia Du, o empresário Dorinho presidente da Ong Voluntários do Sertão e representante do governador do Estado Rui Costa, além de contar com a presença marcante e expressiva da população dos Bairros da Urbis e Sucupira.
Após a solenidade de hasteamento das Bandeiras com a apresentação da Guarda Municipal com o novo uniforme que em muito chamou a atenção de todos por sua beleza vistosa, todos foram convidados a conhecer a Galeria de fotos dos ex-gestores da Secretaria de Educação do município, também inaugurada no momento com fotos de todos os secretários que por ali passaram num ato de homenagem ao trabalho que cada um deixou ao longo do tempo, e em seguida, foi realizado na Matriz, uma Missa em homenagem a cidade celebrada pelo Padre da Paróquia unense Gilvan Oliveira. Após a realização da Missa, todos foram convidados para a inauguração do mini-hospital localizado no Bairro da Urbis, beneficiando a população desse Bairro com uma Unidade de Baixa Complexidade, além de atendimento ambulatorial. Contando com a forte presença dos moradores do Bairro, a Prefeitura expos a nova frota de veículos da saúde recém-adquirida, inclusive o serviço da SAMUR, um diferencial que a população unense já vem contando desde o fim do ano passado e que deu uma dinâmica diferenciada para o serviço da saúde no município.
Na oportunidade, como forma de agradecimento aos serviços prestados na cidade com toda sua estrutura, a nova unidade de Saúde recebeu o nome do irmão do presidente Dorinho do (Voluntários do Sertão) que faleceu recentemente. Emocionado, o presidente Dorinho muito agradeceu afirmando a parceria que se formou entre os Voluntários do Sertão e a gestão da Prefeita Diane Rusciolelli.
Em seguida, foi à vez da inauguração do Anexo Administrativo da Prefeitura no antigo Mercado Municipal que nunca funcionou, numa obra abandonada por mais de 25 anos pelas gestões passadas, tendo cerca de 1.000 metros quadrados, e que agora, passa a ser um novo Complexo Administrativo abrigando diversas Secretarias e Repartições, além de contar com um Auditório para mais de 150 pessoas, numa obra toda realizada com recursos próprios, e que, em comum acordo e aprovação da Câmara de Vereadores recebeu o nome do pai da prefeita já falecido, o empresário César Rusciolelli. Na oportunidade, também foi entregue uma placa em homenagem ao Srº César Rusciolelli para a família, num momento de muita emoção para todos, e para a prefeita que transmitiu em seu discurso toda a sua emoção em realizar um sonho seu que foi construir um equipamento que marcasse no município e que pudesse homenagear seu pai, um lutador na cidade pelo desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas unenses.
Logo em seguida, todos os convidados e participantes da população que lotaram o novo Complexo puderam degustar um espetacular bolo comemorativo de cinco metros, numa grande confraternização entre os convidados e a população presente que prestigiou o evento.
Para finalizar o dia festivo em comemoração ao aniversário da cidade, a Seleção Municipal que não participa do Intermunicipal desde 2012, e que nessa nova edição de 2015 vai participar graças à iniciativa de apoio da prefeita Diane Rusciolelli, realizou um amistoso festivo contra a Seleção de Santa Luzia, cujo placar foi mais um motivo de comemoração para os unenses, numa goleada que empolgou a todos por 3X0.
A de se acrescentar ainda como mais uma forma comemorativa do aniversário da cidade, a festa realizada pelos blocos da com o apoio da prefeita Diane Rusciolelli, que em muito serviu para o entretenimento e a movimentação da economia do município.
E a festa não vai parar por ai. Em outubro, quando melhora significativamente a arrecadação do município, a prefeita Diane Rusciolelli vai realizar o “Festival do Mangustin”, um evento festivo com perspectiva para acontecer em quatro dias, sendo um dia destinado para o público evangélico e com a realização da Cavalgada de Una que deverá acontecer em paralelo, inclusive com a participação de grandes bandas do Estado.
fonte:informe50

Sem comentários:

Enviar um comentário