sexta-feira, 27 de março de 2015

A ASSOCIAÇÃO DE MARISQUEIROS DE PEDRAS DE UNA SERÁ CONTEMPLADA COM DUAS EMBARCAÇÕES

É o que afirma a solicitação da Prefeita Diane Rusciolelli e da Deputada Estadual Ângela Sousa feita a Bahia Pesca. A associação foi criada em 28 de Junho de 1998 a AMEPEDRAS. Dessa forma, contribui para a melhoria da renda e qualidade de vida dos moradores. Possui sede própria (reformada por meio do Plano de Compensação da Atividade Pesqueira – PCAP), e estrutura adequada para o desenvolvimento de reuniões, assembleias e capacitações.
A união de forças, fruto do surgimento da Associação, tem possibilitado à comunidade maior poder de demanda dos bens e serviços necessários para o desenvolvimento socioeconômico de Pedras de Una.
A articulação via Município junto a Bahia Pesca, possibilitou mais uma conquista e nos próximos dias as embarcações serão entregues aos associados.
Segundo a Secretaria de Turismo Thais Gavazza, um fato preocupante nos últimos dias é que quase se deu por encerrado o projeto de corte costura. Por falta de atenção do Presidente da associação Adilson popular “Dilsinho”, o que culminou na falta de uso das máquinas e, estas seriam recolhidas e devolvidas a UESC. Em síntese, o que ocorreu foi o abandono da associação por parte de seu Presidente Adilson popular “Dilsinho”.
Deve-se observar que uma nova diretoria já foi eleita, porém, ainda não tomou posse, por conta de que não houve prestação de contas da gestão do presidente anterior “Dilsinho”. Isso poderá atrapalhar a entrega das embarcações. A Prefeitura de Una através da Secretaria de Turismo conseguiu reverter a situação e novamente o convênio com a UESC foi firmado. Como resultado positivo, a AMEPEDRAS receberá também uma máquina de bordado e matéria prima para produção de peças artesanais para comercialização. As marisqueiras e pescadores serão inclusos também no PNAE - Programa de Alimentação Escolar, ou seja, as escolas poderão comprar mariscos onde serão inseridos na merenda escolar de acordo com orientação e aprovação da nutricionista do município. O incentivo maior tem sido por parte de voluntários como a secretária de Turismo Thais Gavazza que se comprometeu em dirigir os cursos e gerenciar a produção dos associados. A Prefeita Diane Ruscioleli aguarda ansiosa a entrega dessas embarcações que beneficiará tanto o pescado quanto a prática da atividade turística na localidade. Vale lembrar que nunca antes houve tanta sensibilidade e vontade política e humana para se atrair tantos benefícios a comunidade Unense. Em especial a comunidade pesqueira de Pedras.
fonte:portaldagente7

Sem comentários:

Enviar um comentário